top of page

Devocional 22 - Mês Da Família

"E ele lhes perguntou: De quem é esta imagem e esta inscrição? De César, responderam eles. E ele lhes disse: Então, deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" (Mateus 22. 20 - 21 ).



A partir do verso 15 desse capítulo, lendo atentamente os versículos, podemos perceber uma série de ataques sutis dos fariseus ao Senhor Jesus, nos últimos dias de seu ministério neste mundo. A própria pergunta narrada no verso 20 foi mais uma tentativa de colocar Jesus em um dilema. Os fariseus eram contrários ao pagamento do tributo a Cesar. Os herodianos (Mc 6.36), como o próprio nome diz, eram partidários de Herodes e apoiavam esse pagamento. O imposto era pago por todos os judeus do sexo masculino, acima de quatorze anos. As mulheres, de doze a sessenta e cinco anos também eram obrigadas. Jesus, sabiamente, sem entrar nas posições políticas travadas entre os fariseus e os herodianos, ensinou sobre a validade do governo humano. Ao responder: "dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus", estava ensinando que devemos estar submissos ao governo humano, embora este nunca deveria ser encarado como superior ao domínio e governo de Deus. Com esse ensinamento, Jesus está orientando seus discípulos a serem fiéis a Deus, em primeiro lugar, mas também obedientes, dentro de suas limitações, ao governo humano representado pelo Estado.


Aplicação


Como famílias cristãs, devemos nos apropriar deste ensinamento de Jesus. Mais do que um versículo que sirva de base para o conceito de separação entre Igreja e Estado, as palavras de Jesus nos ensinam que é da vontade de Deus sermos cidadãos plenos no país em que vivemos. Podemos não concordar com as leis que regem os cidadãos, mas naquilo que não contrariam o governo soberano de Deus em nossas vidas e de nossas famílias devemos respeitar e obedecer, sim. Jesus tinha um bom exemplo em sua própria família . Seu pai adotivo, José, quando foi convocado para se dirigir até Belém para o recenseamento, não hesitou, mesmo estando Maria em gravidez avançada (Lc 2.1-5). Os ensinamentos de Jesus e o exemplo da conduta de José mostram o valor da cidadania na família. Famílias fortes, especialmente as cristãs, devem dar o bom testemunho em relação ao cumprimento dos deveres para com o Estado. Devemos ensinar nossos filhos e netos sobre o valor do Estado para o nosso bem, bem como sobre o cumprimento das leis, desde a proibição de jogar papel de bala na rua até a declaração do imposto de renda.


Oração Do Dia


"Senhor, eu quero pessoalmente ser um cidadão íntegro e quero valorizar a cidadania em minha família, a fim de que possamos contribuir para um país melhor, para nós e para nossos semelhantes''.


ree

Comentários


Primeira
igreja batista
em formosa

secretaria@pibformosa.com.br

Rua Lázaro de Melo nº. 72  - 73807-790

Formosa/GO

  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Facebook Branco

© Primeira Igreja Batista em Formosa. 

#VEMPRAPIB

Registre-se em nosso site

Tudo certo aqui!

bottom of page