top of page

Devocional 30 - Mês Da Família

"E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou - lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem"

(Mateus 25 .14-15).



Aqui encontramos a narrativa da conhecida "parábola dos talentos". Embora não seja o melhor nome para se dar à parábola, pois talentos são aptidões naturais e capacidades inatas das pessoas para certas funções. Os talentos aqui relatados são de outrem que os confiou a terceiros. O texto nos ensina que o verdadeiro dono dos talentos é quem determinou a quantia, de acordo com a capacidade de cada um. O talento não era uma moeda, mas certa medida ou peso de dinheiro que às vezes era pago em moedas cunhadas e às vezes em barras de ouro ou de prata. O ensinamento bíblico é claro: não importa o quanto recebemos de talentos, mas o uso que fazemos deles. Deus requer de nós uma prestação de contas em relação ao uso dos talentos que Ele mesmo nos deu. Não importa se temos muitos ou poucos talentos, mas como são utilizados enquanto os temos em nossas mãos.


Aplicação


Na família cristã, todos os membros têm talentos. Os dons espirituais são exclusivos daqueles que um dia aceitaram, pelo Espírito, Jesus como Salvador. Eles são dados pelo Espírito. Já os talentos são aptidões naturais das pessoas para o desempenho de atividades. Muitos talentos podem ter a influência hereditária ou de convívio, como por exemplo, a arte da música. Um cantor famoso, por exemplo, que ainda não tenha aceitado a Cristo como seu Salvador, recebeu de Deus o talento de cantar. Se um dia esse cantor se converter, o Espírito poderá dar a ele o dom de evangelista. Então, o cantor poderá usar o talento de cantar para exercer o seu dom de evangelista, a fim de alcançar muitas pessoas com a mensagem do Evangelho. Alguém já disse que um talento é o cavalo que carrega o dom. Devemos, em família, valorizar os talentos dados por Deus para cada membro. O importante, na família, é saber que talentos e dons são dados por Deus e devem, com absoluta certeza, ser usados para a glória de Deus e para a edificação de outros. Caso contrário, mesmo usados, é como enterrá-los, como fez um dos trabalhadores.


Oração Do Dia


"Senhor, que em minha família, todos os dons e talentos dados a cada membro, sejam usados de acordo com a tua vontade".

ree

Comentários


Primeira
igreja batista
em formosa

secretaria@pibformosa.com.br

Rua Lázaro de Melo nº. 72  - 73807-790

Formosa/GO

  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Facebook Branco

© Primeira Igreja Batista em Formosa. 

#VEMPRAPIB

Registre-se em nosso site

Tudo certo aqui!

bottom of page