top of page

Devocional 21 - Mês Da Família

"Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta"

(Tiago 2.17)



Para compreender o contexto do versículo acima é preciso ler com atenção Tiago 2.14- 26. Essa passagem é o auge do apelo de Tiago para que cultivemos uma religião pura, que se justifica na ação prática de nossa fé, no nosso cotidiano. Tiago, de maneira alguma, exclui a fé em Cristo, como Salvador, ou seja, como o único caminho para a nossa salvação. Douglas J. Moo, em seu comentário de Tiago, afirma que o autor da epístola, em todo o trecho que trata da questão das obras, não está ensinando que as obras devam ser acrescentadas à fé, mas que a fé genuína as inclui. Não há contradição entre o que Paulo ensina, em Efésios 2.8-9, e o que ensina Tiago, aqui neste texto. Voltando a nos apropriar dos escritos de Douglas J. Moo, a diferença entre Paulo e Tiago está na sequência das obras e da conversão. Paulo nega a eficácia de obras praticadas antes da conversão, mas Tiago está apelando à necessidade absoluta de obras praticadas depois dela. Quando Tiago diz que a fé sem as obras é morta, está transmitindo a ideia de que uma fé sem as obras é como um corpo sem espírito, como ele deixa claro no verso 26.


Aplicação


Como famílias cristãs, precisamos nos apropriar desse ensinamento de Tiago. Nosso passaporte para a vida eterna está somente, e tão somente, na fé. As boas obras que fazemos individualmente e em família sempre devem ter a marca da nossa gratidão pelo sacrifício de Jesus na cruz do Calvário. Fazer boas obras não para a nossa salvação, mas pela nossa salvação em Cristo Jesus, baseados na fé salvadora, eis a questão. Quando uma família cristã pratica as boas obras está cumprindo o que Jesus ensinou em Mateus 25.35-45. (Dê uma pausa na leitura desta meditação e leia o texto citado). Quantos, ao nosso redor e ao redor de nossa família, precisam da praticidade de nossa fé, com demonstrações de misericórdia e piedade para com os que sofrem ou passam por necessidades materiais e penúrias! Devemos sempre, em família, estar atentos ao ensinamento de Tiago. Essa praticidade da fé pode ser demonstrada com ofertas a instituições sociais ou com trabalhos voluntários, seja em nossa igreja, no nosso bairro ou em nossa cidade.


Oração Do Dia


"Senhor, obrigado por minha salvação, pela fé em Cristo Jesus. Ajuda-me e à minha família a demonstrar nossa gratidão, por nossa salvação, através de atos de ajuda ao próximo, que agradem a ti".



Comments


Primeira
igreja batista
em formosa

secretaria@pibformosa.com.br

Rua Lázaro de Melo nº. 72  - 73807-790

Formosa/GO

  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Facebook Branco

© Primeira Igreja Batista em Formosa. 

#VEMPRAPIB

Registre-se em nosso site

Tudo certo aqui!

bottom of page