Devocional 20 - Mês Da Família
- Ministério Pastoral

- 20 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade. bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei"
(Gálatas 5. 22 - 23 ).
Paulo, neste texto, elenca as virtudes, as qualidades que devem marcar o caráter, o comportamento cristão. Dentre as virtudes, do chamado fruto do Espírito, está a paciência. Em muitas traduções, encontramos também a palavra "longanimidade". Ambas trazem a ideia de "perseverança". A palavra usada por Paulo, no grego, denota: resistir firme às tensões e pressões da vida, especialmente no contexto social. É a mesma paciência que encontramos em Deus, em relação a nós. A Bíblia diz que Ele é compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade (Êxodo 34.6). Quando o fruto do Espírito, a paciência, está presente em cada membro da família, sempre haverá espaço para uma segunda e uma terceira chance. Sempre haverá forças para caminhar mais uma milha. A Bíblia coloca a paciência como a primeira de muitas qualidades que nascem do amor (1(013.4). Sendo assim, quando o amor está presente nas relações familiares, a paciência brota de maneira natural.
Aplicação
Certa vez, a já falecida Ruth Graham, esposa do também falecido Billy Graham, foi entrevista por um dos programas de Talk Show americano. O entrevistador, querendo colocar Dona Ruth numa situação complicada, perguntou: "Dona Ruth, a senhora já desejou se divorciar do Dr. Billy Graham?". Ela respondeu: "Divorciar-me, não. Mas assassinar, sim". Quantas vezes a ira pode dominar as relações familiares? Quantas vezes perdemos, por completo, a paciência com o cônjuge, com os pais, filhos, sogra, nora, irmãos? A ira faz parte das emoções e não podemos pensar que ela não existe na vida de um cristão. Quando, no entanto, um marido, uma esposa, pais e filhos, noras e sogras, são cheios do Espírito, o fruto desse mesmo Espírito aparece, e a paciência é um dos seus gomos. Quando a paciência está presente nas relações familiares há uma tolerância para com os pontos fracos do outro. A paciência é uma virtude a ser cultivada em cada membro da família. Esse cultivo só será possível. em sua plenitude, quando o Espírito Santo dominar cada coração. Não é um esforço humano, mas fruto do Espírito.
Oração do Dia
"Senhor, que em meu coração, a paciência desabroche como um sinal do domínio do teu Espírito em minha vida".





Comentários