Devocional 17 - Mês Da Família
- Ministério Pastoral

- 17 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
"Por isso, meu senhor, vai à frente do teu servo, e eu sigo atrás, devagar, no passo dos rebanhos e das crianças, até que eu chegue ao meu senhor em Seir "
(Gênesis 33.14).
Nesse texto, encontramos uma das cenas mais dramáticas do Antigo Testamento: o encontro de Jacó e Esaú. Depois dos primeiros momentos de tensão, conforme o relato do capítulo 32 e dos primeiros versos do capítulo 33, cada um parte para as suas cidades. Esaú foi para Seir e Jacó, para Sucote. O mais importante é que houve reconciliação entre eles. Essa é a mensagem principal dos capítulos 32 e 33 do livro de Gênesis: Tudo isso, depois que Jacó teve a companhia dos anjos de Deus (Gn 32.1). Uma pequena expressão aparece neste relato: "no passo dos rebanhos e das crianças". Jacó sabia que o ritmo da caminhada não dependia somente dele e dos seus servos. Dependia também dos passos das crianças. Várias gerações faziam parte do seu clã. Ali estavam idosos, adultos, jovens e crianças. Ele sabia que não podia forçar a caminhada até Sucote. O rebanho e, principalmente, as crianças não suportariam. Seria muito pesado para elas. Aqui nós encontramos, sob a expressão 'no passo das crianças', a lição do valor da compreensão, no convívio familiar, das diferenças individuais.
Aplicação
Como vimos acima, Jacó nos ensina a ficar atentos a todos que fazem parte de nossa caminhada familiar. Hoje, em muitos casos, temos em nossas famílias pessoas de várias gerações, vivendo na mesma casa. Conheci uma família, com quatro gerações presentes no convívio diário: a bisavó, a avó, a filha e três jovens. São as chamadas famílias multigeracionais, ou seja, famílias onde há muitas gerações presentes, na configuração familiar. Um dos grandes desafios para a família, mesmo que gerações diferentes não estejam sob o mesmo teto, é saber compreender as pessoas em suas gerações. Como foi no caso de Jacó, ele compreendeu as limitações das crianças e não permitiu o avanço da caravana, com mais rapidez, devido a esse detalhe. Compreender as pessoas em suas gerações e, acima de tudo, saber conviver com elas denota, em muito, maturidade e saúde familiar. Com o aumento da expectativa de vida, cada vez mais, as famílias viverão essa experiência. Que sempre lembremos, no convívio com pessoas de gerações diferentes em nossa família, desse belo exemplo de Jacó.
Oração Do Dia
"Senhor, obrigado pela minha família. Dá-me sabedoria para conviver com cada pessoa que dela faz parte, em sua fase de vida, de acordo com a tua orientação. Amém".





Comentários