Devocional 05 - Mês da Família
- Ministério Pastoral
- 5 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
"Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: De todos os mandamentos, qual é o mais importante? Respondeu Jesus: o mais importante é este: Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.,Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças" (Marcos 12.28-30).
Jesus, ao ser questionado pelos mestres da lei, lembrou a cada um deles o que já estava escrito há muitos anos em Deuteronômio 6,4,5.
Ao citar o texto do Antigo Testamento, Jesus estava apenas refrescando a memória dos doutores da lei que a resposta se encontrava nas Escrituras, que tanto eles conheciam. A pergunta feita pelos doutores da lei não objetivava o crescimento espiritual, mas apenas colocarJesus à prova e o levar a uma contradição. Ao usar a expressão "de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento·", Jesus queria transmitir que o amor a Deus deve ser de forma intensa, com todo poder e afeição de nossa parte.
O Comentário Bíblico de Broadman afirma que a ideia de Jesus, ao usar essa expressão, era a seguinte: "Você precisa amar o Senhor com todo o seu ser, sem reservas".
Aplicação
Famílias fortes, antes de canalizarem o amor de uns para com os outros, devem canalizar todo o sentimento, todo o ser, em direção à Pessoa de Deus. O amor conjugal, por exemplo, se torna mais intenso quando os cônjuges decidem, em primeiro lugar, amar a Deus com toda a intensidade. O amora Deus deve estar em primeiro lugar no coração de cada membro da família, antes de amar qualquer outra pessoa. Muitas vezes, erramos em não cumprir o maior de todos os mandamentos porque, como pessoas e famílias, deixamos de ouvir a Deus. Por isso, Jesus lembrou do "shemá", ou seja: "ouve, ó Israel". Em família, devemos nos exercitar para ouvir a Deus. Quando ouvimos a Deus, nos sentimos mais compelidos a demonstrar o nosso amor para com Ele. O momento de quietude cultivado em família nos fará mais conscientes do valor de ouvir a Deus e consequentemente desejar amá-lo mais e mais.
ORAÇÃO DO DIA
"Senhor, obrigado porque eu e toda a minha família somos alvos do teu amor. Da minha parte quero, com todas as minhas forças e entendimento demonstrara quanto O amo".

Comentários