top of page

Devocional 02 - Mês da Família

"Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios" (Provérbios 27.2).  


Hoje, no meio evangélico, há a tendência de não mais se elogiar as pessoas. Segun­do essa visão, somente Deus deve receber todo o louvor.  Claro que somente Deus deve receber, de seu povo, o único e verdadeiro louvor.  O texto bíblico de hoje é claro no seu ensi­namento. O pecado está na autoexaltação dos nossos feitos e qualidades.  Nos dois primeiros versos desse capítulo, o sábio alerta sobre o perigo de se gabar do dia de amanhã e de si mesmo. O que não é apropriado, em nossos relacionamentos, é o autoelogio e não o ato de elogiar o outro.

O problema não é o elogio, mas o que a pes­soa faz com o elogio que recebe. Então, não é certo deixar de elogiar. Elogiar é reconhecer as qualidades do outro, destacar suas virtu­des ou ressaltar uma atitude nobre ou um traço marcante e positivo de seu caráter.  Em Romanos 16.10, Paulo, por exemplo, faz um elogio a Apeles quando escreveu: "Saú­do a Apeles, aprovado em Cristo".  Concluindo, o perigo está naquilo que faze­mos com os elogios que recebemos e não nos elogios feitos às pessoas ao nosso redor. Se são ditos com sinceridade e sem bajula­ção (Pv 29.5), não há problema algum. 

Aplicação

Gary Chapman, autor do famoso livro As cinco linguagens do amor (Editora Mundo Cristão), afirma que uma das cinco lingua­gens do amor são as palavras de afirmação. Chapman entende que palavras de afirmação não são apenas elogios, mas frases de encorajamento e de incentivo.  Pesquisas realizadas com famílias fortes descobriram que, em famílias fortes, seus membros estão sempre, com sinceridade, proferindo palavras de elogio e de encoraja­mento, uns aos outros. O elogio é importan­te para todas as pessoas, sem dúvida, mas é mais importante ainda para as crianças.  Crianças que crescem em famílias onde os adultos sempre as estão elogiando são mais seguras, confiantes e desenvolvem uma autoestima mais elevada. Enfrentam com mais determinação as dificuldades da vida e tendem a ser mais felizes. Maridos e esposas que recebem elogios um do outro são mais felizes no casamento.  William James (1842-1910), psicólogo e filóso­fo, num de seus estudos, provou que o grande desejo das pessoas, antes mesmo de serem amadas, era o de serem admiradas, elogia­das. Quanto mais você elogiar os membros de sua família, melhor ficarão os relaciona­mentos e mais forte sua família será. 

ORAÇÃO DO DIA

"Senhor, ensina-me a elogiar mais os membros da minha família".



ree

Comentários


Primeira
igreja batista
em formosa

secretaria@pibformosa.com.br

Rua Lázaro de Melo nº. 72  - 73807-790

Formosa/GO

  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Facebook Branco

© Primeira Igreja Batista em Formosa. 

#VEMPRAPIB

Registre-se em nosso site

Tudo certo aqui!

bottom of page